quinta-feira, 9 de maio de 2013

COMO ELABORAR UM TRABALHO ESCRITO

Para desenvolver um trabalho, precisamos:


- Saber qual será o assunto. O tema geralmente é dado pelo professor.

- Depois de saber o tema, vamos fazer uma pesquisa bibliográfica, quer dizer, vamos procurar os livros, as revistas, os jornais e os sites que podem ou deverão ter o assunto. Anotamos os nomes dos autores (quem escreveu sobre o assunto), dos materiais (livros, revistas ...) e as datas de edição.

- Após a pesquisa, fazemos uma lista de como organizar o assunto, lembre-se que vamos responder as perguntas iniciais: o que é, por que, qual a importância, como utilizar ou explorar, quais as vantagens e desvantagens e assim por diante.

- Conforme vou lendo, faço as anotações de maneira que o conteúdo fique organizado. Posso até colocar algumas ilustrações.

- Quando o conteúdo estiver pronto ou quase, vamos escrever a INTRODUÇÃO, quer dizer, escrevo sobre os objetivos (porque) do trabalho.

- Em seguida faço a conclusão, isto é, escrevo minha opinião sobre o assunto e posso até propor talvez uma solução para o assunto.

- A bibliografia já está pronta, lembre-se que foi a primeira etapa (parte) do seu trabalho.

- Agora ficou fácil para dar um TÍTULO para o seu trabalho, pois o professor já te deu o tema.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx



1º - Capa - observe que já exite um modelo de capa, é só preencher: 

o tema do trabalho (NÃO PRECISA ESCREVER: TRABALHO);
nome da escola;
nome do professor;
a matéria ou disciplina;
o(s) nome(s) do(s) aluno(a)(s);
a série ou a turma; e
a data.


2º - Sumário - É o mesmo que índice. Siga o exemplo abaixo:


         01. Introdução ............................................................................ nº da página.
         02. Apresentação das primeiras informações ......................................... nº da página.
         03. O que é ou o que significa o assunto do trabalho ............................... nº da página.
         04. Detalhes ou características do assunto (do tema) ............................... nº da página.
         05. Desenvolvimento .................................................................... nº da pág.
         06. ........................................................................................ nº da pág.
         07. ........................................................................................ nº da pág.
         08. Conclusão ................................................................................ nº da pág.
         09. Bibliografia .............................................................................. nº da pág.


3º - Depois que o seu trabalho estiver pronto, você elabora o sumário.

4º - Lembre-se que no final do trabalho deve aparecer a conclusão e a bibliografia.


Qualquer dúvida escreva ou me pergunte na aula.

Prof. Gilberto.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. professor a conclusão e a bibliografia pode ser na mesma folha?A introdução precisa ser muitas linhas escritas?qual é o maximo e qual o minimo?A professor o senhor poderia deixar aquele trabalho de capitalismo e de socialismo ser entregue pelo email.....rsrs..é só isso profº..abraços espero sua resposta...
    ________________________________________________________________________________________________Professor coloca ou melhor ponha o modelo da capa pra gente ver.; :-) fica mais facil.rsrs se achar que minhas perguntas são bobas me responda pessoalmente..rsrs..brincadeira sei que o senhor entende.até a aula de geografia Gilberto Stein...
    Ass:Luana Ádila....8ºB

    ResponderExcluir